Sistema CFQ/CRQs participa da COP 28 em Dubai.

FOTO: Presidente do CRQ 14ª região e comitiva do sistema CFQ/CRQs.

EVENTO| Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas-COP28 .

O Sistema CFQ/CRQs, pela primeira vez, esteve presente na #COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E foi o primeiro Sistema de Conselhos Profissionais a ser convidada para compor a delegação Brasileira.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, ocorreu entre os dias 30 de Novembro à 12 de Dezembro. E reúne todos os países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), para debater estratégias que possibilitam o combate ao aquecimento Global.

A comitiva do Sistema CFQ/CRQs que fez parte da Delegação Brasileira no evento, foi composta pelo Presidente do Conselho Regional de Química (CFQ), José de Ribamar; pelo Presidente do Conselho Regional de Química da 14ª região e Coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ (CRIG), Gilson Mascarenhas; o Conselheiro Federal, Rafael Almada; o Presidente do Regional de Química da 21ª região, Alexandre Vaz e a Presidente do Regional de Química da 19ª região, Raquel Lima, além disso, estiveram acompanhando a comitiva, a chefe de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha; o assessor do CRIG, Antônio Lannes e a secretária da presidência do CFQ, Daniela Zuque.

O evento foi uma grande oportunidade da comitiva da química de explanar não só sobre o tema do evento (Mudanças Climáticas), mas também de levar contribuições de extrema importância para serem debatidas, como as Enchentes e Secas no Brasil, que tiveram grandes impactos este ano no país!

O Presidente do CRQ 14ª região, Gilson Mascarenhas, relata como foi a experiência e a importância do Sistema CFQ/CRQs na COP 28, “Especialmente para área da Química, para a região norte a qual eu pertenço, e porquê não dizer pro sistema CFQ. É um legado muito importante, uma vez que os contatos que foram feitos, as pessoas que foram possíveis de acessar nesse evento trouxe mais visibilidade para o nosso sistema… e para os Profissionais da Química. Então, hoje a gente tem uma energia renovável no Brasil, a parte de energia Eólica, energia Solar, energia de biocombustíveis e toda essa energia foi discutida aqui e continua a ser discutida. E o Brasil, é um grande produtor desse tipo de energia, então, os contatos e os desdobramentos ocorreram de forma natural, a partir de pessoas que nós conseguimos aqui contactar e termos um dialogo mais próximo “, destaca o Presidente.

FOTO: Delegação Brasileira.

TEXTO: MAIARA CRISTINA