Presidente do CRQ 14ª região participa de Audiência Pública em Brasília.

A Audiência Público foi promovida pela Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, com requerimento da Deputada Federal, Érika Kokay (PT-DF). Entre os Debatedores estavam o Presidente do CFQ, José de Ribamar e o Presidente do CRQ do Espírito Santo, Alexandre Vaz Castro.

EVENTO

O Presidente do Conselho Regional de Química da 14ª região e atual Coordenador do CRIG (Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ), Gilson Mascarenhas, participou da Audiência Pública realizada no dia 19 de Outubro, no Plenário 12 da Câmara dos Deputados em Brasília-DF.

A Audiência Público foi promovida pela Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, com requerimento da Deputada Federal, Érika Kokay (PT-DF). Entre os Debatedores estavam o Presidente do CFQ, José de Ribamar de Oliveira Filho e o Presidente do CRQ do Espírito Santo, Alexandre Vaz Castro. Além disso, a audiência ainda contou com a presença de personalidades e representantes de várias instituições da Química.

A presente Audiência teve como tema do debate “A importância dos Conselhos Regionais e Federal de Química”, o Presidente do CRQ 14ª região e atual Coordenador do CRIG, Gilson Mascarenhas, foi quem apresentou o Sistema CFQ/CRQs a todos os presentes, além disso, explanou sobre atuação do CRIG (Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ), dos projetos em andamento e da Agenda Legislativa de 2023 desenvolvida pelo CRIG . Em seus discurso, Gilson Mascarenhas destaca:

“Temos o PL 725/22, que trata do hidrogênio como fonte de energia para o Brasil, que já teve parecer favorável na Comissão de Meio Ambiente do Senado, temos o PL 1878/22, de hidrogênio verde, que aguarda parecer do relator na Comissão Especial de Hidrogênio Sustentável, do Senado… Enfim, são vários os projetos que estamos acompanhando”, afirma o Presidente.

O Presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar de Oliveira Filho, ainda destacou em seu discurso sobre a transição da matriz energética, disse: “A Química é o meio e a solução para os debates relacionados à transição da matriz energética. Defendemos o programa nacional de Hidrogênio como passo importante para o desenvolvimento de um mercado competitivo de hidrogênio sustentável no Brasil e que coloque o país entre os protagonistas dessa tecnologia na geopolítica mundial” destaca o Presidente Ribamar.

A Deputada Federal, Erika Kokay, ao fechamento da Audiência Pública, fez suas considerações finais e destacou o trabalho dos Profissionais da Química e sua relevância no desenvolvimento do país, disse Kokay:

“Vocês falaram em vários momentos que era preciso romper a invisibilização, do que os profissionais da Química representam. Vamos ter uma transversalidade absolutamente concreta, pois não se pode falar em desenvolvimento industrial sem falar da Química, não se pode falar em saúde sem falar da Química. Aqui já foi dito que os heróis e heroínas na pandemia, que a nós se apresentaram, foram os profissionais em sua dedicação”, finaliza a deputada.

Para conferir a Audiência Pública na íntegra, basta acessar pelo meio do link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/70437

TEXTO: MAIARA CRISTINA.