
Foto: Acervo CRQ 14
O Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ-14) esteve presente na COP 30, realizada em Belém do Pará. A representação da entidade é conduzida pelo presidente Gilson Mascarenhas, que também participa em nome do Conselho Federal de Química (CFQ) e coordena o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ.
Em seu terceiro ano consecutivo de participação, o Sistema CFQ/CRQs marca presença na Green Zone e na Blue Zone, onde mantém um estande voltado à promoção de debates sobre temas estratégicos relacionados à Química, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. No local, são realizados painéis diários com especialistas e representantes do setor.
O estande também sedia o podcast Conexão Química, que apresenta entrevistas e discussões sobre o papel da ciência e da Química na construção de soluções para os desafios climáticos e no desenvolvimento de um futuro mais sustentável.
Sobre a COP
A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), iniciou suas atividades no ano de 1995, quando a primeira COP foi realizada em Berlim, Alemanha. O evento reúne líderes globais, pesquisadores, representantes da sociedade civil e especialistas para discutir medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O principal objetivo da COP é negociar acordos e estabelecer metas internacionais que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, promovam a transição para economias sustentáveis e fortaleçam a resiliência dos países frente aos impactos climáticos. Esse evento é de extrema importância para o mundo, pois, é o principal fórum mundial de tomada de decisões sobre o clima, influenciando políticas públicas, orientando investimentos em sustentabilidade e mobilizando ações globais.

Foto: Acervo CRQ 14
Em 2025, a conferência ocorre em Belém do Pará, marcando a primeira vez que a Amazônia sediará uma COP, sendo um marco estratégico para as negociações ambientais internacionais, especialmente por se tratar da maior floresta tropical do mundo e um dos biomas mais decisivos para o equilíbrio climático planetário.
A participação do CRQ 14ª na COP 30 reforça o compromisso da entidade com a promoção de práticas científicas e tecnológicas alinhadas à agenda climática global. Ao integrar discussões em um dos maiores fóruns internacionais sobre meio ambiente, o Conselho contribui para valorizar o papel da Química na formulação de políticas públicas, na inovação sustentável e no desenvolvimento de soluções que atendam às demandas ambientais da Amazônia e do país. A presença no evento também fortalece a articulação institucional do Sistema CFQ/CRQs e amplia a visibilidade da profissão diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Foto: Acervo CRQ 14
Matéria: Maiara Cristina
