O dia 18 de Julho comemora-se o Dia do Químico em todo país.

O Conselho Regional de Química da 14ª região, por meio de sua Diretoria, vem parabenizar aqueles que trabalham em favor da vida, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, tudo em prol do avanço da sociedade!

O dia 18 é comemorado o Dia Nacional do Químico, essa data foi escolhida, pois, em 1956 foi promulgada pelo então Presidente do país, Juscelino Kubitscheck, a “Lei Mater dos Químicos” (lei de n ° 2.800/56). A mesma dispõe sobre o exercício da profissão da Química no Brasil, e foi a partir dela que criou-se o sistema CFQ/CRQ’s (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Em 2023, o sistema CFQ/CRQ’s comemora 67 anos de existência. Com a sua criação e regulamentação, veio a autonomia de criar os limites e princípios que esse sistema iria seguir. Além disso, ficou determinado que os próprios químicos iriam exercer a fiscalização do exercício profissional.

O Presidente do CRQ 14ª região, Gilson Mascarenhas, deixou sua mensagem especial a todos os Profissionais da Química: “Olá pessoal, Parabéns! Estou aqui como presidente e em nome de toda a Diretoria do CRQ 14ª, desejando a todos os profissionais da química e em especial, aos que atuam nas regiões do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, um Feliz dia do Químico! E, que esse dia se multiplique por muitos e muito anos na vida de cada um de vocês, com trabalho, dedicação e com desenvolvimento da química para o beneficio da sociedade…”.

MATÉRIA: MAIARA CRISTINA.